Ao Deus soberano, ou porque Deus criou o mal?

08/10/2010 00:27

Ao Deus soberano, ou porque Deus criou o mal?

 

 
 
 
 
O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer ao Sheol e faz subir dali.
O Senhor empobrece e enriquece; abate e também exalta.
Levanta do pó o pobre, do monturo eleva o necessitado, para fazê-los sentar entre os príncipes, para fazê-los herdar um trono de glória; porque do Senhor são as colunas da terra, sobre elas pôs ele o mundo.
Ele guardará os pés dos seus santos, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas, porque o homem não prevalecerá pela força.
Os que contendem com o Senhor serão quebrantados; desde os céus trovejará contra eles. O Senhor julgará as extremidades da terra; dará força ao seu rei, e exaltará o poder do seu ungido. (I Samuel 2:6-10)

A bíblia apresenta um D'us que é Soberano e Senhor sobre todas as coisas. Ele é rei de eternidade a eternidade, o seu reino abrange tudo em todos os aspectos. 
O D'us que dá a vida é o mesmo que dá a morte. O D'us que criou o bem, também fez o mal. O D'us que fez a luz é o mesmo D'us que fez as trevas. O Senhor que dá a paz, também é o Senhor da guerra (Is 45:7).
É impossível a mente humana tentar compreender os pensamentos de D'us, assim como os céus são mais elevados que a terra, os caminhos de D'us são mais altos que os caminhos dos homens, os meus pensamentos de D'us são mais altos do que os nossos pensamentos.
O D'us criador é a fonte de toda ciência, sabedoria, inteligência e poder. O homem foi criado à imagem e semelhança deste D'us. Portanto, se o homem quiser encontrar respostas para sua existência deve procurar conhecer melhor o seu criador.
O homem não é fruto do acaso e nem o universo obra de um “big bang”, existe uma grande sincronia e harmonia no universo, de modo que toda a natureza se sustenta através de leis que regem uma ordem que somente um ser poderoso e com uma mente criativa para elaborar e executar um projeto de tamanha magnitude.
D'us está acima do bem e do mal, ele governa com soberania sobre todas as coisas de modo que nada duela entre si de forma desordenada. O bem e o mal se completam de maneira que a existência de um se finaliza no outro. Isso seria mais ou menos como o dia e a noite, como o frio e o calor ou como a luz e as trevas.
O profeta diz:
Porque é Ele o que forma os montes, e cria o vento, e declara ao homem qual é o seu pensamento, o que faz da manhã trevas, e pisa os altos da terra; o Senhor, o Deus dos Exércitos, é o seu nome.(Amós 4:13)

Porque D'us criou o mal?

 
 
Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas. Destilai vós, céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiça; abra-se a terra, e produza-se salvação, e a justiça frutifique juntamente; eu, o Senhor, as criei. Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco, entre outros cacos de barro! Porventura dirá o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: Não tens mãos? (Isaias 45:7-9)
D'us é amor e justiça, ele criou o mal e o bem para dar o homem o livre arbítrio. D'us criou a luz e as trevas. Embora D'us sendo o criador do mal, ele não criou o pecado, o pecado é a consequência da escolha do homem pelo o mal em vez do bem. D'us não pode ser tentado e ele também não tenta ninguém, cada pessoa é tentada pelas as suas próprias escolhas. O livre arbítrio é o potencial que o homem tem de fazer o bem ou o mal. D'us criou o homem com esse direito e sempre orientou ao homem escolher o caminho da justiça.

A bíblia diz que D'us é bom e não tem prazer na morte de um pecador e tão pouco que alguém se perca no caminho da iniquidade. O mesmo versículo que diz que D'us criou o mal, também diz que das alturas o Senhor faz chover justiça para produzir salvação. Se o salário do pecado é a morte, o dom gratuito de D'us é a vida eterna.